D.I.Y > Parede com tecido

Depois do post passado várias pessoas me perguntaram como colocar tecido na parede, se custa caro, se é difícil… buenas, quem colocou aqui em casa foi minha mãe com a ajuda da minha irmã, e no fim eu também entrei na dança, que quanto mais gente colocando, melhor, haha. Uma coisa é fato: não dá pra fazer o serviço sozinha, você precisa de no mínimo uma pessoa ajudando! E minha mãe trabalha com decoração e artesanato já tem alguns bons anos, então ela tem uma certa experiência, apesar de ainda não ter colocado muitos tecidos em paredes. Caso você queira colocar mas tem medo, procure um profissional, aqui em Joinville custa uma média de R$50 o m² de mão de obra, fora o tecido, claro.

Quando escolhi o tecido não pensei muuuuito no encaixe, mas essa é parte mais importante,  procure algum tecido que não seja muito mole nem fino, e que seja fácil de disfarçar o encaixe caso precise fazê-lo. Existem alguns tecidos com tamanho maior, que cobrem uma parede, mas em geral a maioria tem 1,6o de largura, ou seja, se sua parede for maior que isso você terá que repetir o tecido novamente do lado, e daí fazer o encaixe, a altura da parede é o tanto de tecido que irá comprar, se sua parede tiver 2,50 altura X 2,00 largura, por exemplo, terá que comprar mais de 5 metros de tecido. Antes de comprar tire as medidas da parede e sempre compre a mais para deixar uma sobrinha na hora de colocar, pois durante a colocação o tecido “anda” e se você comprar certinho vai ficar pedaços de parede aparecendo.

Para começar, com a ajuda de alguém pra segurar o tecido e uma escada, pregue a borda do tecido na parte de cima da parede, não esqueça de deixar uma margem de segurança, uns 10cm de tecido pra cima, ok? Depois de toda a borda pregada comece a passar cola, que deve estar em recipiente, com o pincel por baixo do tecido, na parede, vá passando por partes. Nessa etapa também usamos o rolinho (aquele de pintar) para ajudar a espalhar a cola na parede, pois o pincel deixa a cola meio “acumulada”. A cada parte que passar e espalhar a cola, vá grudando o tecido por cima, nós usamos um apagador (de quadro negro mesmo) para alisar o tecido e ajudar a grudar na parede. É um trabalho de paciência! Tem que ser feito aos pouquinhos hein, não vá passar cola na parede toda de uma vez só, haha.

Depois de colar tudo, se for necessário, faça a mesma coisa com o encaixe do tecido ao lado. Bem provavelmente o tecido não virá com o exato encaixe, então quebre a cabeça aí e deixe uma sobrinha para poder cortar depois! Gente, vou dizer, não somos profissionais, então rolou um estresse por aqui, haha, mas no fim deu certo, encontramos o encaixe das flores e fomos pregando e colando, depois a sobra de tecido que ficou pra fora, foi cortado rente a parede com uma tesoura. Quando todo o tecido tiver colado, espere secar beeeem, e com um estilete afiado vá cortando as sobras junto ao teto, rodapé e cantos, o que ficar de fiapos podem ser cortados ou passe uma lixa que sai tudo.

Tchã-rã! É pra ter dado certo, haha, é mais fácil do que parece, mas precisa estar com disposição! Encontrei esse post falando o passo a passo mais detalhado, com fotos, muito útil (eu sou terrível e quase não tirei foto alguma)! E esse vídeo também é ótimo, mostra direitinho! Pesquise na internet e veja vídeos, ajuda bastante. No meu caso o custo total da parede, com a compra do tecido, cola e outros materiais, saiu por menos de R$150, uma maneira não muito cara de deixar a casa de cara nova né? ;)

65 comentários Comentário via blog

  1. Eu já falei no twitter que eu curtia muito paredes decoradas, são charmosas e lindas. Meus pais estão construindo uma nova casa, e eu há sei como irei decorar o meu quarto, :D

    Hey! Coloquei o link do seu blog na minha categoria de Friends & Sponsors, olhe na barra da direita do blog. Espero que tenha gostado e se você quiser fazer uma parceria com o meu blog vou adorar :D

    bjss sweet heart

    Responder
    1. Oi Hady! Vamos fazer parceria sim! Estou reformulando o layout e vou colocar o seu aqui tb! :D

      Responder
  2. A d o r e i! Muda totalmente o visual do quarto e nem precisa de tinta, essas coisas, além de poder mudar quando enjoar. Quando eu tiver um quarto só meu, vou fazer isso com certeza!

    Responder
  3. Ficou incrível e o encaixe perfeito,olhei horas aqui e não consegui ver onde ficou o encaixe,perfeito!

    Responder
  4. Ficou muito lindo!! =)

    Responder
  5. ADOREI!
    Ficou muito, muito lindo! *-*

    Responder
  6. Eu já havia visto a ideia em um programa de arte e decoração na França, achei tão incrível e lindo, é como ter papel de parede, escolher qualquer estampa desejada.
    A sua parede ficou incrivelmente linda, Juli. *—-*
    E a decoração do seu cantinho esta muito encantadora, amo móveis brancos com esse trabalhado vintage.

    Parabéns pelo trabalho, ficou ótimo e com cara de profissional!

    Responder
  7. Adorei o post. E a parede ficou super fofa!
    Ah, só pra constar. Sempre passo por aqui para me inspirar :)

    Responder
  8. Achei linda a parede, e combinou super bem com a decoração!
    Beijos

    Responder
  9. Adorei e estou louca para fazer no meu quarto :)
    O tecido que você escolheu é LINDO!

    Responder
  10. Lindo, e o tecido é realmente divino. O aparador branquinho ficou uma graça.

    Responder
  11. Parabéns Juli, ficou incrível. E nem saiu tão caro assim.
    Deve ter dado um trabalhão, mas o resultado valeu muito a pena *–*
    Quando eu tiver o meu cantinho quem sabe eu não tente algo parecido :)

    Responder
  12. Ficou muito lindo!!! Com certeza eu não tenho a menor habilidade pra fazer isso, então eu não vou nem tentar hahahaa mas que ficou bonito, ficou!! E deu muita votnade de fazer igual ehehe

    Responder
  13. AMEI! Ficou incrível, dá vontade de ir correndo comprar os materiais e começar a fazer haha

    Nossa, estou de queixo caído com o seu blog, Juli. Simplesmente não consigo parar de ler! Tá nos meus favoritos (:

    Responder
  14. Juli, também está lá no blog: http://nicksoad.blogspot.com/2011/08/5-coisas.html *-*

    Responder
  15. Pode dar trabalho, mas o resultado recompensa em muito, né?! Amei mesmo guria… O tecido é lindo e com esse aparador então…

    Beijos

    Responder
  16. Céus, como ficou lindo :O Dá pra pirar nas estampas, imagina uma parede toda de poás… *-* E realmente, não parece ser difícil, imagino que seja como encapar um caderno com tecido só que numa escala beem maior, haha.

    Responder
  17. Bom, eu não vou me atrever a fazer, mas ficou lindo e divino e eu estou babando!!

    Responder
  18. Ficou lindo, mas deu uma trabalheira hein… Hehehe Acho que eu não ia ter paciência para fazer aqui em casa.
    O aparador branco combinou muito com essa cantinho. Adorei as tigelas em tons pastéis que estão em baixo.
    Um beijo

    Responder
  19. Ficou lindo! Amei a estampa! No meu quarto eu uso papel de parede mesmo! Mas contratei alguém pra aplicar! Achei meio complicado! Ainda mais por causa dos encaixes!

    Responder
  20. Adorei seu post, é uma boa ideia de decorar o quarto. Outra ideia é decorar a parede com capas de scrapbook. São baratas e fica lindo! #ficaadica

    Responder
  21. Tô de queixo caído! Que coisa mais linda! Nossa, eu adoraria ter uma parede com essa técnica, mas deve ser um pouco complicado :(
    Beijocas

    Responder
  22. luxo.. minha mae ja cogitou essa ideia mas a experiencia nao foi boa nao hahaha preferia ter pago pelo serviço.. entao saiu logo em seguida 3 semanas nao estava mais la o tecido. adorei ficou um luxo a sua.

    Responder
  23. Juli, que sonho de parede! Ficou muito lindo, parece dar bastante trabalho mas vale a pena demais! Já salvei as imagens e mandei o link desse post pra mim mesmo por email! Se tudo der certo, no fim do ano começo a arrumar minha própria casinha e com certeza vou tentar uma parede dessas. Fiquei muito apaixonada!

    Responder
  24. Aaah que lindo! Adorei. Assim que reformar meu quarto vou fazer isso! :):)
    Beijo!

    Responder
  25. Olá!!
    Adorei o blog, parabéns!
    Amei a ideia, eu e minha irmã vamos reformar a sala
    e eu estava procurando algo diferente pra parede. Mudar
    a pintura é tão comum. Valeu pela ideia! Parabéns!
    Super beijão

    Responder
  26. Ficou lindo demais!

    Responder
  27. Nossa, que ideia genial! O resultado ficou incrível… amei.

    Responder
  28. Rosangela Castro

    Adorei a parede com tecido, colocarei em meu closet, amanhã mesmo irei as compras, atrás de um tecido lindo para põr, maravilhoso, em breve postarei o meu feito. bj

    Responder
  29. uhul. Estamos fazendo super reforma nos quartos aqui em casa .. e claro isso serviu muito como inspiração! Irei colocar sem duvidas em meu quarto. Minha irmã também adorou a ideia passou por aqui e achou lindo o tecido na parede! Acho que ela tbm irá abranger essa ideia! rsrsr o blog é lindo .. adoramos aqui. Beijos

    Responder
  30. Jucinara

    É uma ótima alternativa!
    Eu fiz isto há um bom tempo em uma parede no meu apartamento e deixo uma dica: comprar um tecido que tenha certa % de elastano ajuda na hora de ajeitar ele. Para quem é principiante, vale a dica.
    Eu comprei por acaso tecido (aquele para camisas femininas) com elastano e percebi que fez diferença na hora da colagem, evitando que criasse vincos.

    Responder
  31. camila santos matos

    Olá,preciso de uma ajuda. Eu preguei um pano floral no meu quarto só que ficou muito claro, quaseão está aparecendo.gostaria de saber o que fazer para dar uma escurecida.Me ajudem ,por favor.Obrigado

    Responder
    1. Camila, se você só pregou o pano, sugiro que retire e coloque outro mais escuro no lugar… é difícil escurecer um tecido, a não ser que você pinte ele, mas isso pode estragar a estampa…

      Responder
  32. Valéria vidal

    Seu trabalho é simplismente lindooo!!!
    Parabéns!!!

    Responder
  33. ruth

    Nossa que incrivel!!!!aaadooorei !!! era isso que eu estava procurando para o quarto da minha filha. Ela já esta mocinha mas eu não queria que “ele” perdesse aquele ar delicado, por que a nova decoração estava ficando muito pesada, ela está na faze de gostar de tons com preto e marrons(esmalte, cabelos,roupas) raramente aceita um beje. Perfeito… Parabéns!!!

    Responder
  34. Confesso que eu nunca tinha visto decoração de parede com tecido. Achei o máximo, principalmente a estampa floral que é linda ^^ Fiquei doida pra fazer rsrsrs…Deve ter dado trabalho rsrs

    Responder
  35. Lormina Matos

    É um trabalho lindo?
    Quais são as estampas adequadas para cada ambiente da casa !

    Responder
  36. jessica

    Adorei as dicas do papel de parede, ficou lindooooo..

    Responder
  37. Debora

    que tecido compro? minha parede ta pitada com uma tinta abase de água tem algum problema aplicar a cola em cima, será que não vai manchar meu tecido principalmente que é vermelha essa pintura?

    Responder
  38. daniela

    Oi..vc conhece alguém em joinville que faz a colocação de tecido?? estou procurando, mas até agora ñ achei.

    Responder
  39. maria jardim

    Amei. Quero fazer mais não encontro o tecido com a estampa que desejo (um floral com esse do post, só que com fundo branco e flores grandes totalmente azuis (marinho/escuro)).

    Responder
  40. Carmem Machado

    Eu tbm usei tecido como solução para uma parede e ficou demais!

    Responder
  41. Amei no grau 1000, queromuito fazer isso aqui em casa mas sou um pouco covarde tenho medo de não dar conta e ficar maluca no meio do trabalho, mas esse post me deu uma animada, ficou linda parabéns.

    Responder
  42. Renata Fernandes

    Qual o tipo de tecido adequado para colar na parede??
    Renata Fernandes;

    Responder
  43. Renata Fernandes

    qual o tipo de tecido adequado para colar na parede?

    Responder
  44. aline

    Ficou lindo.. só uma pergunta.. que cola foi usada? Obg

    Responder
  45. Jéssica Jardim

    Olá, boa tarde!

    Para aplicar o tecido, é necessário que a parede tenha o acabamento com massa corrida?

    Responder
  46. Mily

    Super amei esse tecido de onde eh?????
    Bjsss

    Responder
  47. mirella

    Gostaria de saber se posso também colar os tecidos em azulejos?

    Obrigada

    Responder
    1. Juli

      Oie Mirella,

      Não sei se é possível porque a cola pode não aderir ao azulejo, seria bom dar uma pesquisada. :/

      Responder
  48. Ficou simplesmente linda a sua parede. Essa ideia de colar tecido na parede já havia passado pela minha cabeça mas achei que era mirabulante. Fico feliz que não seja. Com certeza tentarei fazer no meu quarto. E o preço total dos gastos foi até bom considerando que papel de parede mesmo é difícil de encontrar com estampas bonitas e que não seja caro. Com tecido, há mais variedade e o custo é menor. Realmente adorei.

    Beijos!

    http://www.s-almeida.blogspot.com.br

    Responder
  49. Ah, você pregou mesmo o tecido? Tipo, com pregos? UHAUAHUA é que não dá pra ver nadinha. O_O E qual o nome do tecido que você usou? Beijos!

    Responder
  50. Cássia Barros

    Ficou “maravilindo”! Eu vou fazer na minha sala e vou precisar fazer a emenda. Gostaria de saber como você fez para encaixar o desenho e cortar certinho para não ficar torto. Obrigada e parabéns pelo trabalho.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *